Páginas

quarta-feira, 14 de junho de 2017

O final de Caverna do Dragão, mesmo!

Desde que o mundo é mundo (mais ou menos desde o final dos anos 80) a Globo reprisa o desenho Caverna do Dragão (Dungeons & Dragons[bb] no original) até gastar as fitas. Muda programa, mudam apresentadores, mas vira e mexe o desenho volta pra tapar algum buraco na programação infantil. Isso implica que qualquer pessoa que tenha nascido nos ultimos 20, 25 anos com certeza já viu no minimo duas vezes todos os episódios da série. Exceto o FINAL!

Algumas lendas sobre como seria o ultimo episódio foram criadas ao londo dos anos, sendo a mais difundida a baboseira sobre os personagens estarem mortos e no inferno. Nada disso era verdade.

Problemas com a produção fizeram com que o ultimo episódio nunca fosse produzido, mas o roteiro foi escrito. Nele havia uma brecha para o caso de haver ou não uma nova temporada. Como sabemos não houve.


Acontece que o roteirista Michael Reaves depois de ficar sabendo das besteiras que se criaram em torno do final inexistente resolveu esclarecer tudo e publicou em seu blog uma cópia do original (infelizmente o blog saiu do ar), que ele escreveu para o programa, lá em 1985.

Certo, ler o roteiro e saber como acaba até que saciaria um pouco da curiosidade, só que faltava "ver" como seria essa ultima aventura. Faltava!


O ilustrador brasileiro  Reinaldo Rocha realizou em parte o sonho de todo fã do desenho. Ele pegou uma versão traduzida do roteiro original e produziu uma história em quadrinhos fantástica contando exatamente como teria sido o episódio final de Caverna do Dragão


As ilustrações estão perfeitas, com uma fidelidade incrível ao desenho animado, e a história do roteiro está toda lá, da forma como foi escrita. A história tem no total 58 e está em formato PDF.


E se achar que não foi como você esperava, deixe um comentário


Reciclei essa postagem de 2010 depois de ver um amigo comentar sobrei isso no Twitter (siga-me por lá @trancemanltda)

FLWS!!!

PS: Se quiser saber mais detalhes sobre o desenho, esse link da Wikipedia está bem completo

Update: Não acredito que eu tinha esquecido o link do blog do Reinaldo Rocha. Aliás ele aprovou esse post, o que indica que alguma coisa eu estou fazendo certo. Valeu Reinaldo!

3 comentários:

  1. Caraca José!! Foia melhor que eu vi!! A mais certa e mais completa! Da pra ver que vc pesquisou e entende so assunto!! Fiquei muito feliz e satisfeito com o post!!! Muito obrigado por ser tão cuidadoso. Fiquei feliz dimais com o post!! Obrigado!!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. E eu fiquei feliz demais com o seu comentário Reinaldo. É gratificante saber que voce curtiu! Valeu!!!

    ResponderExcluir
  3. Vou até baixar para dar uma lida , mas a muitos anos atras no primeiro encontro nascional de rpgs na UERJ o criador do caverna do drgão e o criador do D&D deram paletras eu estava em uma delas quando ele flw que o "caverna do dragão" não tinha um final pois eles jah tinham escrito o roteiro de mais uma temporada que no final foi cancelada ? esse requiem tem 1 ano de desenho ?

    ResponderExcluir

Não coloque links nos comentários. Use a opção Nome/URL do formulário.
Comentários contendo links, com conteúdo ofensivo ou de autoria de pessoas com menos de dois neuronios serão deletados.