Páginas

sábado, 12 de dezembro de 2009

Idiologismos - Quando os idiotas falam difícil

Prestando consultoria pra empresas de todos os tipos e portes, com o tempo tive que me acostumar a adaptar meu jeito de falar conforme o tipo de pessoa com quem a negociação ocorre.É uma questão de tato, de se perceber a simplicidade ou não da pessoa e descobrir se ela vai ou não entender o que eu tenho a dizer e que tipo de palavras é melhor usar na conversa.

Infelizmente, nem todo mundo faz questão de ser assim, e ultimamente tenho encontrado alguns idiotas que acham que falar dificil passa uma imagem de inteligencia. Só que essa classe de idiotas, muitas vezes não vê que está se passando por mais idiota ainda, usando palavras e expressões que não ajudam em nada a comunicação, e ainda por cima, se equivocam totalmente na forma de usar esses "Idiologismos".

Isso afeta normalmente pseudo-intelectuais e jornalistas mal formados que acham que usar palavras incomuns impressionam aqueles que estão lendo ou ouvindo. Ao invés de se simplificar a comunicação, a cretinice faz esse estilo de falar e/ou escrever se propagar e mais pessoas pensarem que pode ser bonito complicar

Evidente que existem dezenas de palavras ou expressões que doem de se ouvir, mas listo aqui algumas das que eu considero as piores:


A Nivel de - Essa já é clássica! Todo mundo já viu um especialista qualquer falando em um programa qualquer na televisão, que a nivel de está errado. Aliás, alguns deles até recomendam evitar o uso do em nivel de por ser desnecessário. Mesmo assim, os membros da Idiocracia continuam, em nivel de inteligência, defasados. Qualquer um que esteja lendo esse texto, na certa já ouviu alguem falando "A nivel disso, a nivel daquilo". Faz questão de falar bonito? Diga "Quando se trata de...". É correto, é formal, e nao te faz parecer um babaca.

Preponderante - Essa não é tão comum, mas é tão desnecessária quando escrever o numero 9 como 3². Preponderante significa o mesmo que predominante, mas fala sério, quantas pessoas voce conhece que sabem isso. Porra! Por que voce vai ficar usando palavras que ninguem usa quando tem outras com o exato mesmo significado e que são mais simples e comuns? Ou voce chama o Seu Zé da padaria de Senhor José funcionário da panificadora? Preponderante é a cretinice na cabeça de quem tem mania de falar assim.

Modorrento - Se eu ganhasse um visitante pra cada vez que vejo essa palavra em textos de jornais e revistas, esse blog seria concorrente do Kibeloco. Na boa, quantas pessoas sabem o que significa modorrento? Eu mesmo só fiquei sabendo porque fui atras de um dicionário depois de ver tantas vezes isso escrito sem saber o que era. O fato de a palavra soar parecido com nojento, ajuda a confundir ainda mais o significado pra quem não conhece. Algumas vezes mesmo que não tenha nada a ver, tudo fica modorrento, e com isso ninguem consegue entender merda nenhuma. Antes que eu me esqueça, modorrento significa sonolento, tedioso, apático.

Repercutir - Nada de errado com a palavra em si, o doloroso é que alguns espertos usam com sentido de discutir, distorcendo todo o significado da palavra. Toda vez que alguem chega pra mim e diz "Vamos repercutir esse assunto" faz com que eu me sinta um tambor. Póparae! Repercussão significa consequencia, efeito ou esticando um pouco o sentido, o alcance que esse efeito teve. Discussão se discute, naõ se repercute. O que realmente repercute é a burrice de gente que usa palavras que nao entende.

Não estará errado - Mais uma expressão que é usada a rodo sem necessidade nenhuma. Junto com suas variações Não está enganado, não é nenhum equivoco, e similares. Trata-se de usar o contrário do que se quer dizer precedido do não. E não estará errado aquele que achar isso completamente desnecessário. Grande encheção de linguiça, esse recurso irrita pela recusa daqueles que escrevem em usar o termo mais simples e direto. Estará certo quem achar isso ridículo!

Inglesismos - Dá pena ver pessoas usando palavras em ingles com o final aportuguesado. Não é só imbecil dizer que vai printar o documento ou atachar a foto no e-mail, é tambem uma agressão aos ouvidos e à lingua portuguesa. Óbvio que existem excessões, para aquelas palavras que não tem seu equivalente apropriado, como blogar, linkar, que já nem são tão corretas, mas ainda aceitáveis. Só que ninguem merece ter que ouvir certos fulanos dizerem que bookmarkearam tal site. Se mata!

Galvanizar - Deixei essa por ultimo por que é a que mais me irrita de ver sendo usada. Dia desses lendo uma crítica de um filme, o autor dizia que tal ator galvanizava o resto do elenco. Caralho, quem é que sabe o que significa galvanizar e porque é que estão usando essa palavra como elogio pra alguma coisa?!
Explico minha revolta. Antes de ser consultor eu era metalúrgico, especializado em tratamentos de superfície, entre eles, galvanização, que é um revestimento de zinco que se faz nas peças de metal. Em um outro texto, sobre Bastardos Inglórios, um crítico disse que o conjunto do elenco galvanizava a platéia. Que merda é essa? Estão jogando zinco derretido no publico do cinema? O que aconteceu com palavras simples e comuns como estimular ou excitar? E afinal de contas quem foi o escroto que achou que galvanizar deveria ser usado com esse sentido?

Como eu sempre digo, Simplifique Seu Estúpido!

Em tempo, eu não sou nenhum especialista em língua portuguesa e nem esse texto tem o objetivo de ensinar ninguem a falar. Mas continuo achando imbecil quem faz questão de falar assim


Original by Tranceman (siga-me tambem no Twitter - @trancemanltda)

FLWS!!!

2 comentários:

  1. Você esqueçeu da ventilação "Aeólica" kkkkk...adivinha adivinha quem é?

    ResponderExcluir
  2. é verdade!a burrice e a ignorância "galvanizaram" a língua portuguesa!"a nível" nacional!!

    ResponderExcluir

Não coloque links nos comentários. Use a opção Nome/URL do formulário.
Comentários contendo links, com conteúdo ofensivo ou de autoria de pessoas com menos de dois neuronios serão deletados.