Páginas

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Deus com lógica

Estava dias atrás conversando com um amigo meu evangélico quando surgiu por acaso o assunto religião[bb]. Discutir isso com um evangélico pode ser uma tarefa complicada, por que a fé deixa as pessoas cegas para algumas coisas óbvias.

Já em ponto de desistir do assunto, resolvi tentar argumentar tirando o foco da fé e usando um pouco de lógica. Antes de mais nada, não sou ateu. Sou Espírita, ou Kardecista, como prefiram, e creio no mesmo Deus que qualquer cristão, portanto minha insistencia nao era provar que Deus não existe, mas outras coisas que algumas pessoas não admitem, e que passo a defender aqui.



Obviamente, se voce é daqueles que não acreditam em Deus, ou acham que Ele é um filadaputa sádico e vingativo, nada do que está escrito aqui vai te convencer de coisa alguma e esse texto apenas vai lhe parecer um amontoado de baboseiras sem sentido. Se este for o seu caso, esqueça esse texto e veja as outras postagens desse blog, pode ser que voce encontre algo divertido.

Claro que nem tudo pode ser explicado com uso de lógica quando se trata de fé, mas algumas conclusões podem ser tiradas a partir de certos dogmas que nenhum cristão poderia negar. Se uma nota vale duas moedas, duas notas valem 4 moedas. Se voce negar que duas valem quatro nao pode afirmar que uma vale duas, ou seja, se voce nega as conclusões da lógica, voce tambem está negando aquilo que levou às conclusões.

Isto posto, sigo.


Nebulosa de Helix - "O Olho de Deus"

Antes de discutir qualquer coisa sobre fé e crenças, é preciso "definir" Deus.
Qualquer pessoa que se diga cristão há que admitir que Deus tem as seguintes qualidades:

- Ele é perfeito - Nunca comete erros nem nunca se arrepende
- Ele é infinitamente justo - Todos são iguais perante Deus e ninguem recebe nada que nao mereça

- Ele é infinitamente misericordioso - todo aquele que se arrepende será salvo
- Ele é infinitamente bom - Toda força do bem provêm de Deus
- Ele é infinitamente sábio - Todo plano de Deus tem uma finalidade
- Ele é onipresente - Está em todo lugar
- Ele é onisciente - Sabe tudo sobre tudo e todos
- Ele é onipotente - Não existe nada que Ele nao possa fazer

Evidentemente, há muitas outras coisas que poderiam ser ditas para reforçar esses conceito, mas apenas a partir dessas afirmativas é possivel concluir que:

O diabo não existe: Se Deus é perfeito, Ele não pode ter cometido o erro de criar um ser capaz de negar sua natureza de bondade e se tornar a fonte de todo mal do mundo. A menos que esse fosse Seu plano e nesse caso Deus nao seria justo nem bom por ter escolhido um de Seus filhos para ser seu eterno inimigo e uma criatura incapaz de amar e ser amada. Se mesmo assim, alguem admitir que isso é possivel, Deus com sua infinita bondade já teria usado sua onipotencia para impedir o coisa ruim de continuar fodendo com a vida da gente. Portanto, o ser humano é quem pratica o mal e ponto.

O inferno não existe: Se Deus é infinitamente bom e misericordioso, Ele nao teria criado e nem permitido a criação de um lugar reservado ao castigo e sofrimento eterno de Seus filhos. Mesmo que fosse possivel a existencia de tal lugar, ele estaria vazio, pois se Deus é justo, não poderia haver punição infinita por uma vida de erros cuja duração máxima seria pouco mais de uma centena de anos. E mais ainda, se Ele desse a punição infinita para alguem, seria necessário apenas o arrependimento para que essa pessoa se salvasse, visto que a misericórdia infinita supoe o perdão de qualquer um que se arrependa de verdade. Portanto, no máximo, se voce fizer merda, vai passar uns tempos de castigo no purgatorio (se é que isso existe).

Existe vida extra-terrestre: Considerando a imensidão do universo e a idade de estrelas e galáxias, já é razoável supor que existe vida fora da Terra[bb], porem se voce crê em Deus, isso deveria ser ainda mais verdadeiro em sua cabeça. Ou alguem acha que Deus com sua perfeição e sabedoria infinita criaria tamanha vastidão simplemente para ser apreciada e/ou estudada por seus filhos a partir de um planetinha insignificante cuja vida só se manifestou milhoes de anos depois da maior parte do universo ao seu redor. E se voce admitisse tal absurdo, a Terra teria que ser o centro do universo, o que não é o caso. Portanto, se voce acredita em Deus, voce tambem acredita em extra-terrestres, ou pelo menos deveria

Essas tres conclusões despertam dezenas de outras questões, as quais nao sou exatamente o mais indicado para responder, mas que até tentei em outras argumentações com esse meu amigo, mas como algumas delas precisariam de explicações gigantescas e complexas, me detenho por aqui, por enquanto...

Quanto a ele, saiu coçando a cabeça dizendo que iria estudar seus livros evangélicos pra encontrar argumentos que rebatessem minha lógica. Como ja falei com ele duas vezes depois desse episódio e ele nao tocou no assunto, presumo que nao tenha encontrado nenhum.

Claro que tudo isso escrito acima pode não passar de um monte de devaneios de um lesado como eu, por isso, tente não levar tão a sério o que acabou de ler. Ou me xingue, isso tambem vale :D

E se alguem que estiver lendo esse texto, achar que minha lógica é falha, os comentários estão abertos.

Original by Tranceman (siga-me pelo Twitter - @trancemanltda)

FLWS!!!


9 comentários:

  1. Perfeito o texto. É um roteiro ótimo para uma possível palestra... Argumentos totalmente plausíveis, mas idependente da indiscutível clareza, ainda assim os de fé cega o refuta. Como é bom termos a mente aberta, da uma ótima sensação de liberdade, consigo aceitar tudo isso muito bem, assim como quem é curioso e investigativo, quem nao aceita fé enlatada ou fanatismos de qualquer sorte também o faz.

    ResponderExcluir
  2. Antonio, obrigado pelos elogios.

    Aqueles que tem a fé cega e negam a simples lógica, são infelizmente o tipo de pessoa que não pode ter sua fé abalada. A pessoa se prende na crença de que será salva ou punida de tal forma que tirar isso dela pode fazer ruir sua vida.

    Com essas pessoas eu prefiro não argumentar, já que ou vai ser inutil pra mim ou prejudicial para ela.

    FLWS!!!

    ResponderExcluir
  3. Como não é "permitido" colocar link nos comentários, deixo no meu nome o link para a página que gostaria de mostrar.

    O estudioso Fabiano Armellini tem alguns trabalhos publicados sobre o Espiritismo.

    Um deles é o que está linkado em meu nome neste comentário. Mas seria bom que se aprofundasse e lesse outros trabalhos de sua autoria e ainda do historiador Orlando Fedeli.

    Valeu.

    ResponderExcluir
  4. Amigo, Jedson, li o texto indicado por você. Interessante leitura. Confesso que a principio fiquei meio triste por saber que alguem tão inteligente se daria ao trabalho de publicar, com tanta veemecia, a sua nao concordancia com o espiritismo até atacando-o. Mas, em um atmo de segundo depois, cai na real e voltei a minha alegria de sempre por saber que os espiritos, que as outras realidades, diria até mais real que esta que vivemos, nao necessita nem um pouco que acreditemos nela ou que se que quer tomemos conhecimento de sua existencia. Isso nao muda nada, nao faz diferença alguma pra eles.

    Os espiritos SEMPRE existiram e SEMPRE existirão, ainda bem ja que eu e você somos um, é perfeitamente natural como qualque outra coisa palpavel. O espitirismo nao pertece a Kardec nem a Chico Xavier ou qualquer outro pensador, pertecence ao universo, pertece ao espiritos assim como o ar nao tem dono, ou a materia escura ou seja la mais o que for.

    Se me permite a observação, achei o texto que indicaste a opinião mal educada de uma pessoa, nada mais que isso, ja que faz ataques gratuitos a uma filosofia que ele simplesmente não quer acreditar e faz questão de refutar, o que é perfeitamente aceitável. Atacar não.

    ResponderExcluir
  5. Caro Jedson

    Li o texto que voce indicou e mais alguns outros do site.

    Primeiramente acho que voce se equivoca ao indicar essa leitura apenas pelo dafo de eu ter me declarado Kardecista. Meu texto aqui no blog, em momento nenhum cita frases de Kardec ou tenta convencer outras pessoas a aderir ao Espiritismo. É um simples exercício de lógica baseado na concepção que todas as religiões cristãs tem de Deus, mas com argumentos que poucas delas aceitam. Caso voce tenha argumentos que possam refutar meus pontos, esteja a vontade para me fazer passar vergonha. Do contrário, ataques gratuitos à minha fé são inúteis e desnecessários.

    Segundo, é evidente que Kardec não estava 100% correto em tudo que escreveu mas isso não significa que os espíritos estejam errados ou que ele queira refutar a ciencia. Ocorre que o texto que voce indicou, escrito nos dias atuais faz críticas excessivamente ofensivas a algo que foi escrito há 150 anos. A ciencia, assim como a sociedade não eram avançadas como são hoje por isso, certas explicações seriam consideradas devaneio e loucura, especialmente vindo de alguem que fala com espíritos. Pense no seguinte, há meros 50 anos alguem que sonhasse com algo simples como um telefone celular seria taxado de louco. Para cada época e cada sociedade, são necessários diferentes termos e simbolismos para se fazer entender. A própria bíblia, escrita centenas de anos atrás é cheia de simbolismos, pois era assim que se fazia as pessoas entenderem aquelas coisas àquela época.

    Por último, um dos motivos de eu ter feito minha escolha pelo Espiritismo é justamente que eu não serei expulso da religião nem execrado pelos meus semelhantes caso diga publicamente que não concordo com todos os pontos da Doutrina. Eu tenho meu livre arbítrio para discordar e agir da forma como achar que devo, e Deus não irá me condenar a um castigo eterno por isso. Tambem o fato de eu não concordar com alguns poucos pontos, não pode de forma nenhuma invalidar todos os outros.
    Caso isso fosse verdade, toda a sociedade Católica ainda deveria acreditar em Adão e Eva e no jardim do Éden, os quais a ciencia, tão usada no referido texto, já mais do que comprovou impossíveis de terem existido.

    De todo modo, obrigado pela visita e pelo comentário

    FLWS!!!

    ResponderExcluir
  6. Continuando, resolvi fazer uma pesquisa sobre o autor do texto indicado pelo colega Jadson, que se chama Fabiano Armellini. Li muita coisa, é fato que ele é muito inteligente e admiro isso, mas ele possui outra caracteristica que nao admiro tanto, o fanatismo, ou pra ser mais gentil, acreditar com exagerada veemencia em dogmas e religiões que demonstram ao longo do tempo mais inconsistencia e contradições do que o contrario, do que estar de acorodo com as leis naturais.

    Em responsta ao texto referido no link passado, sugiro que se pesquise no Google essas palavras exatas "Espirito Paulo ciencia desmente espiritismo?"

    Pode clicar logo no primeiro link que é um texto bem escrito e equilibrado em resposta ao o do senhor Fabiano Armellini. Leitura obrigatoria.

    Um grande abraço SINCERO e fraterno a TODOS: crentes, descrentes, ateus, atoas, fanáticos... hahaha Nao importa somos TODOS irmãos

    ResponderExcluir
  7. Tive um professor que me contou muito sobre essas falácias pregadas pelo Espiritismo.

    Digo, como em um outro trabalho sobre a refutação do espiritismo, através da lógica, que o mesmo é fácil de refutar através da lógica e da ciência, mas difícil convencer um espírita que ele está errado.
    Já que é mais cômodo acreditar que não existe inferno...

    No meu nome de usuário - que é Jedson, não Jadson - está o link para quem se interessar.
    Quem REALMENTE ler todo o texto verificará os absurdos do Espiritismo.

    Vendo estes absurdos fica fácil também ver que é tudo "bullshit" o que pregam os espíritas, no que diz respeito a não existir inferno, diabo... ou ainda de dizer que existe vida extraterrestre usando tais argumentos.

    Santo Agostinho usando-se da Filosofia, se não me engano, já contra-argumentava este pensamento gnóstico de achar que Deus criou o mal.

    Vejam no YouTube, vídeo "O problema da verdade".

    ResponderExcluir
  8. Mas hein?

    Poxa, Jedson, achei que vc tava passando material de pesquisa pra gente ler, pra verificarmos outros pontos de vista, mas notei que você é também o que chamo de pugilista de idéias, ou seja, uma pessoa que ta pra bater, pra brigar, pra tumultuar, pra usar de palavras pesadas, de até xingar as vezes, nao estou dizendo que você tenha xingado, mas é normal que aconteça. Com pessoas assim nao tem como argumentar, é inócuo, não devemos perder tempo, pois nada do que falamos adianta, agem cegamente simplesmente batento em tudo que se movimenta. Se estendemos a mao pra um aperto amigável eles nos quebram ela, se avançamos para um abraço fraternos eles nos metem o cotovelo nas costelas. se fazemos o sinal de paz e amor, levamos uma bordoada. Ah nao, melhor eu ir ali ler o LIVRO DOS ESPIRITOS, enquanto o escorpião se ferroa sozinho na sua revolta tola.

    Entao boa sorte na sua busca pelas "verdades", e você vai precisar, ja que possui mestres, professores tão senhores de si que nao aceitam as diferenças, que agem com VIOLENCIA ideológica para denegrir outros pensadores e outros mestre, entao serão senhores de um saber árido, morto pela própria soberba e ácido. Esse tipo de comportamente é o mesmo visto naqueles que crucificaram Jesus há 2000 mil anos atrás. Lembra? Defendem umas verdades contraditorias de um tal odio santo, do denegrir e atacar em nome dodivino. Isso sim é piegas, isso sim é um tiro no pé, pois com o tempo desaparecem esses psudos sábios de coisa alguma, viram apenas figuras assustadoras que tentaram atravancar o progresso, mas que NUNCA conseguiram. Assim mostram o livros de história, ainda bem.

    ResponderExcluir
  9. Caro Jedson
    Volto a pedir que pare com seus ataques gratuitos à minha fé. Perceba que em nenhuma linha do meu texto há qualquer referencia ao Catolicismo ou sobre qual religião está certa ou errada.

    Releia o texto uma e outra vez até entender que os preceitos que uso são comuns a qualquer religião cristã e que as conclusões a que chego não são baseadas na doutrina Espírita, mas apenas em simples lógica. Ainda assim, voce indica um texto que se pretende ensinar a refutar o Espiritismo, o qual reforço, não é o assunto desse texto. Este não é um blog sobre espiritismo.

    Voce está se portando como se fosse o dono de toda a verdade, criticando meu raciocínio, mas sem nem mesmo tentar em algum momento mostrar argumentos que provem que estou errado.

    Novamente peço que, se voce acha que tem argumentos para refutar minha lógica, escreva outro comentário, colocando de lado sua prolixidade, e me faça passar vergonha.

    Caso eu esteja tão ridiculamente equivocado,como voce perece pensar, terei prazer em me humilhar perante sua pessoa a admitir publicamente aos meus leitores que cada palavra do meu texto é pura asneira e burrice.

    Do contrário, se nada mais tiver a acrescentar à discussão que não sejam ofensas inuteis e tentativas ignóbeis de demonizar minhas idéias, lhe convido a parar de comentar e nunca mais voltar a visitar meu blog.

    A escolha é toda sua

    FLWS!!!

    ResponderExcluir

Não coloque links nos comentários. Use a opção Nome/URL do formulário.
Comentários contendo links, com conteúdo ofensivo ou de autoria de pessoas com menos de dois neuronios serão deletados.